Educação física e inclusão: aspectos relacionais da criança com autismo na brincadeira
Marca: Encontrografia
SINOPSE:
Ao percorrer os olhos pelas primeiras páginas da obra, tomamos ciência do foco da discussão: aspectos relacionais que perpassam o brincar de uma criança com autismo na brinquedoteca. Os processos interativos que envolvem a criança com diagnóstico de autismo têm mobilizado profissionais de diferentes áreas de conhecimento, tendo em vista os desafios enfrentados de forma a compreender seus diferentes modos de inserção nas relações sociais e desenvolver práticas que atendam às suas necessidades de desenvolvimento sensório-motriz, socioafetivo e cognitivo-linguístico.
Nessa perspectiva, os autores trazem à baila relações estabelecidas entre um menino com autismo e os adultos que atuam na brinquedoteca, bem como com seus pares. O brincar se delineia como o universo em que as relações são observadas e problematizadas. A presente obra aponta o papel crucial dos adultos de maneira a possibilitar às crianças o reconhecimento e o respeito às diferenças entre as pessoas, bem como a importância de relações mais solidárias e amistosas atitudes que podem resultar em maior reciprocidade de sentimentos e brincadeiras entre crianças com e sem autismo.
Profª. Drª. Ivone Martins de Oliveira (UFES)
FICHA TÉCNICA:
Autores: Fabiana Zanol Araújo e José Francisco Chicon
Origem: Nacional
Editora: Encontrografia Editora
Idioma: Português
Edição: 1
Assunto: Educação Especial; Inclusão; Ensino; Professores-Formação;
Ano: 2020
País de Produção: Brasil
ISBN: 9786599171918
Encadernação: Brochura
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Páginas: 124